null O futuro do mel e do própolis da Canastra em pauta

Capa do artigo:
Conteúdo:

São Roque de Minas foi palco do Encontro Estratégico do Mel e do Própolis da Canastra, reunindo no dia 27/02, cerca de 100 participantes, entre apicultores, lideranças, autoridades e convidados. O evento, promovido pelo Sebrae e pelas cinco cooperativas Sicoob do Território da Canastra: Credialto, Credibam, Credicapi, Credipimenta e Sarom, teve como principal objetivo discutir caminhos para a regulamentação e valorização desses produtos regionais.

Inspirando-se no sucesso do queijo e do café da Canastra, que já conquistaram a Indicação Geográfica, o encontro debateu a criação de uma associação dos produtores de mel e própolis da região. A formalização desse grupo é um passo estratégico para estruturar a cadeia produtiva, abrir portas para novos mercados, evitar falsificações e garantir benefícios econômicos e sociais para os apicultores e para todo o território.

O presidente da Aprocan e do Sicoob Sarom, João Carlos Leite, fez uma retrospectiva da trajetória do Queijo da Canastra, desde o período em que sua comercialização era ilegal até o reconhecimento internacional como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco. Ele ressaltou que, assim como o queijo e o café, que já possuem Indicação Geográfica, o mel e o própolis também têm potencial para impulsionar a Marca Território da Canastra, consolidando a região no cenário nacional e internacional.

Outro momento de destaque foi a apresentação de Ricardo Mol, gerente da regional centro-oeste/sudoeste do Sebrae/MG, que abordou as potencialidades do mel e do própolis e a necessidade de profissionalização e união dos produtores para que esses produtos sigam os passos do queijo e do café da Canastra.

Os dirigentes das cooperativas Sicoob do Território da Canastra reforçaram a importância da intercooperação para fortalecer iniciativas como esta. Nelson Soares de Melo (Sicoob Credialto), José Ronaldo Rocha (Sicoob Credibam), Lucas Terra Costa (Sicoob Credicapi), José Modesto de Macedo (Sicoob Credipimenta) e Lucas de Oliveira Arantes (Sicoob Sarom) deixaram claro que a união das cooperativas é um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável do território e para a valorização dos seus produtos regionais.

O deputado federal Emidinho Madeira, apoiador da iniciativa, destacou a relevância do projeto: "A Canastra já mostrou sua força com o queijo e o café. Agora, chegou a vez do mel e do própolis ganharem o reconhecimento que merecem. Valorizar nossos produtores significa fortalecer nossa economia e garantir um futuro ainda mais promissor para o território."

Com essa mobilização, o mel e o própolis da Canastra avançam rumo a um futuro promissor, assegurando qualidade, identidade e reconhecimento. Além disso, impulsionam a economia das localidades e fortalecem ainda mais a consolidação do projeto da Marca Território Canastra.

Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):