null Reunião de apicultores debate as potencialidades do mel e própolis do Território da Canastra

Capa do artigo:
Conteúdo:

Na noite de quarta-feira (26/03), foi realizado mais um encontro com apicultores do Território da Canastra, reunindo cerca de 60 participantes entre produtores, lideranças, autoridades e convidados. O evento, promovido pela Aprocan (Associação dos Produtores de Queijo Canastra), pela Codevasf e pelas cinco cooperativas Sicoob da região — Credialto, Credibam, Credicapi, Credipimenta e Sarom —, teve como principal objetivo dar continuidade ao debate sobre os caminhos para a regulamentação e valorização do mel e da própolis.

João Carlos Leite (Joãozinho), presidente da Aprocan e do Sicoob Sarom fez a abertura do encontro destacando que, assim como o queijo e o café, que já possuem Indicação Geográfica (IG), o mel e a própolis também têm enorme potencial para fortalecer a Marca Território Canastra, ampliando ainda mais o reconhecimento da região no cenário nacional e internacional.

Joãozinho enfatizou a importância de um diagnóstico profundo sobre as potencialidades desses dois produtos. “Para atrair investimentos, o primeiro passo é mapear a produção de mel e própolis em todo o território, alinhando essa iniciativa com os apicultores e suas associações, a fim de profissionalizar toda a cadeia produtiva”, afirmou.

Lucas Terra Costa, presidente do Sicoob Credicapi, reforçou o papel estratégico da região: “A Canastra é extremamente rica em potencial. A consolidação da Marca Território impulsionará nossa economia, fortalecerá o turismo e trará mais prosperidade para a comunidade. Além do queijo e do café, o reconhecimento deve abranger toda a diversidade de produtos que temos a oferecer.”

José Modesto de Macedo, presidente do Sicoob Credipimenta, destacou o papel da união e do protagonismo dos produtores: “A organização dos apicultores é essencial para profissionalizar a cadeia produtiva. Precisamos assumir nosso papel como agentes de transformação, dando visibilidade ao mel e à própolis da Canastra como produtos de excelência, com potencial para conquistar mercados nacionais e internacionais.”

Vinícius Duarte Guedes, representante do Sicoob Credibam, afirmou: “Para atrairmos mais investimentos e consolidarmos a Marca Território da Canastra, é essencial que todas as cadeias produtivas, como as do mel e do própolis, se organizem e se profissionalizem. Quando cada setor trabalha com qualidade e identidade, conseguimos mostrar ao mercado todo o potencial da nossa região. Só assim vamos agregar valor aos nossos produtos, fortalecer a economia local e abrir novas oportunidades para a comunidade.”

O apicultor Kenderson Morais, do Sítio Mineiro, que já exporta seus produtos apícolas para diversos países, compartilhou sua experiência no mercado externo: “O própolis da Canastra possui propriedades medicinais únicas, comprovadas por estudos realizados em universidades americanas. Ela é altamente valorizada no exterior, mas para expandir sua comercialização internacional é fundamental profissionalizar o processo produtivo, assegurando rastreabilidade, qualidade e ausência de agrotóxicos.”

Encerrando as falas, o Gerente Executivo da Aprocan, Higor Freitas, afirmou que já está em andamento um levantamento minucioso da cadeia produtiva de mel e própolis no território. Segundo ele, um planejamento estratégico também está em construção, envolvendo os principais atores da região. “Em breve, daremos novos passos rumo à consolidação desse projeto, com foco no fortalecimento, na organização e na valorização desses produtos que têm tudo para representar com orgulho a Canastra.”

Com esse encontro, o Território da Canastra reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização da produção local e o fortalecimento da identidade territorial, abrindo caminho para que o mel e a própolis conquistem o mesmo prestígio que o queijo e o café da já alcançaram. 

Foto da galeria (opcional):
Baixar Foto da galeria (opcional)
Título da foto (ocional):
Subtítulo (opcional):