Sarom e Queijo da Canastra ganham destaque em revista do Sistema OCEMG - Nacional
null Sarom e Queijo da Canastra ganham destaque em revista do Sistema OCEMG
- Capa do artigo:
-
- Conteúdo:
O Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) é uma das principais referências do cooperativismo brasileiro. Com 803 cooperativas afiliadas, a instituição representa mais de 2,8 milhões de cooperados e 54 mil empregados em Minas Gerais, movimentando cerca de R$ 118,4 bilhões por ano — o equivalente a 12,8% do PIB mineiro.
Um dos principais canais de comunicação do Sistema Ocemg com suas cooperativas é a Cooperação em Revista, publicação com três anos de existência e tiragem de três mil exemplares, distribuídos por todo o estado. A edição de março de 2025 ganhou um caráter especial ao celebrar o “Ano Internacional das Cooperativas”, instituído pela ONU, destacando o Território da Canastra com duas reportagens que valorizam o cooperativismo e suas histórias transformadoras.
Na primeira matéria, o protagonista é João Carlos Leite — o “Joãozinho” — presidente da Aprocan (Associação dos Produtores de Queijo Canastra) e do Sicoob Sarom. Ele compartilha sua trajetória com o Queijo Minas Artesanal da Canastra, paixão que nasceu ainda na infância, ao acompanhar o processo de fabricação na fazenda da família. Em 2009, Joãozinho adquiriu sua propriedade em São Roque de Minas, onde produz cerca de 60 peças de queijo por dia, comercializadas em diversos estados do Brasil, e que atualmente está sob a gestão do filho, Hugo Faria Leite.
Joãozinho celebra o reconhecimento internacional do modo de produção do queijo como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco. “A chancela da Unesco impulsiona nossa visibilidade global e abre portas para novos mercados. Houve um salto na demanda, especialmente com o aumento do turismo na região, impulsionado por visitantes que querem conhecer nossa história e saborear essa relíquia mineira”, destaca.
Já na segunda reportagem, a revista evidencia iniciativas transformadoras do cooperativismo, com destaque para o papel do Sicoob Sarom na promoção do desenvolvimento de São Roque de Minas. A matéria resgata a origem da cooperativa, fundada em um cenário desafiador, com cidades em declínio populacional e sem acesso a serviços financeiros básicos. Desde então, a cooperativa tem sido agente de transformação, oferecendo crédito acessível e apoio a projetos que geram desenvolvimento e dignidade aos cooperados.
Um dos protagonistas é o produtor Guilherme Henrique da Silva, cooperado do Sicoob Sarom. “Minha queijaria foi construída do zero. Antes, eu não tinha a infraestrutura necessária para produzir um queijo de qualidade. Consegui uma linha de crédito com condições especiais na cooperativa, com juros mais baixos e um atendimento próximo e personalizado”, relata. Além do financiamento, Guilherme foi favorecido pela luta pela regulamentação do Queijo da Canastra — uma das primeiras bandeiras defendidas pelo Sicoob Sarom, em parceria com a Aprocan e entidades públicas e privadas, como Sebrae, Codevasf, universidades, Ocemg e governos local, estadual e federal.
As histórias de Joãozinho e Guilherme refletem a alma do Território da Canastra: um lugar onde tradição, cultura e identidade se entrelaçam com a força do cooperativismo. Mais do que apoiar a produção regional, o Sicoob Sarom promove desenvolvimento, gera oportunidades e fortalece laços comunitários. É assim que o cooperativismo transforma o presente e constrói um futuro mais próspero e coletivo, com raízes firmes na terra e no trabalho de quem acredita no valor de estar junto.
Veja a matéria na integra: https://sistemaocemg.coop.br/noticia/cooperacao-em-revista-06-marco-2024/
- Foto da galeria (opcional):
- Baixar Foto da galeria (opcional)
- Título da foto (ocional):
- Subtítulo (opcional):