null Entenda o que é economia comportamental e suas vantagens

30/09/2021 17:35

Publicado em: 30 de agosto de 2021

 

Baseada nos padrões comportamentais do consumidor, essa vertente une economia, neurociência e psicologia para analisar os parâmetros de compra do indivíduo.

Você já parou para pensar como seu modo de consumo pode ser influenciado pelo seu meio social, as pessoas que você convive, os lugares que frequenta, quem você segue nas redes sociais? Esse é o questionamento feito por essa área da economia, que busca entender como o comportamento do consumidor o leva a tomar decisões financeiras.

O QUE É?

Enquanto a economia tradicional defende que o homem é um consumidor racional, que toma atitudes pensando nos prós e contras de cada produto que irá comprar, a Economia Comportamental aponta que a realidade é diferente. Segundo essa linha de estudo, o indivíduo se baseia em suas experiências e hábitos pessoais em busca de soluções satisfatórias, rápidas, sem levar em consideração os interesses a médio e longo prazo.

Em um primeiro momento, pode parecer estranho, mas a Economia Comportamental trata justamente do estudo das emoções e de como elas podem influenciar nas decisões de compra de uma pessoa. De acordo Daniel Kahneman, uma das maiores referências no ramo, nós usamos duas formas de tomar essas decisões: os sistemas 1 e 2.

Enquanto no sistema 1, a decisão de compra acontece de forma quase instintiva, baseada pelas emoções e em busca de uma satisfação imediata, no sistema 2, cada passo em direção ao consumo é feito de forma racional, pensando nos resultados a médio e longo prazo, buscando entender o custo-benefício daquilo que se deseja adquirir.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Pesquisas revelam que 95% das nossas decisões de compra são tomadas de forma compulsória, ou seja, dentro do sistema 1. Desse modo, se você está em busca de entender como programar sua vida financeira para se livrar de dívidas, ou como impulsionar suas vendas, é preciso estudar um pouco!

Compreender os nossos padrões de consumo é importante. Comece a olhar ao seu redor, busque perceber quais são os produtos que você mais compra em busca de satisfação rápida. Desse modo, você irá encontrar as brechas na sua vida financeira e poderá fechá-las de maneira mais consciente, podando-se para não extrapolar o seu orçamento. Isso também é saúde financeira!

Agora, se você quer impulsionar suas vendas, comece a mapear os hábitos de compra dos seus clientes. Entenda como ativar suas emoções, para que possam se relacionar com o seu produto. Desse modo você irá criar um elo de reconhecimento com a sua marca e, assim, irá fazer crescer sua margem de vendas.