Ambas as modalidades oferecem vantagens, que são mais atrativas conforme as suas necessidades. Por isso, primeiro, você deve organizar suas finanças e elaborar um orçamento, para depois avaliar qual proposta está mais adequada para a sua realidade.
Então, para te ajudar a escolher entre financiamento ou consórcio, acompanhe este artigo para entender melhor as características de cada modalidade e como elas podem se encaixar nos seus planos.
Boa leitura!
O financiamento é uma modalidade de compra que permite adquirir um bem de forma imediata, já que ao contratar uma linha de crédito, você recebe o valor total do bem para adquiri-lo.
O valor total do financiamento é dividido em um número predeterminado de parcelas, que são acrescidas de juros, que podem ser prefixados ou pós-fixados.
Na primeira condição, o valor das parcelas é fixo, portanto, não existe uma variação, independentemente do mercado.
Já na outra opção, os juros das parcelas são variáveis, isto é, eles são influenciados pela Taxa Selic.
Assim sendo, quando a economia do país está ruim, a inflação aumenta e as taxas tendem a subir e, por conseguinte, as taxas de juros para financiamento.
Em outras palavras, o valor das suas parcelas podem aumentar ao longo do tempo.
Por outro lado, você também pode ter uma economia em relação ao financiamento com juros pós-fixados, caso a economia do país esteja estável.
Mas, claro, é necessário avaliar as duas propostas e o valor total pago ao final, além de acompanhar o mercado.
Além disso, os juros do financiamento também podem variar de acordo com o perfil de crédito de cada pessoa, assim como o prazo de pagamento e o valor do crédito.
Se você tem um bom relacionamento com o mercado financeiro, e é um bom pagador, tende a receber melhores condições de pagamento.
Além disso, não é possível utilizar o saldo FGTS de outra forma, como ocorre com o financiamento de imóveis.
Por fim, você deve saber que, para solicitar um financiamento, você deve comprovar sua renda, que deve atender à quantia mínima, de acordo com o valor solicitado.
O consórcio é uma modalidade de compra em grupo, isto é, cada integrante contribui com o pagamento mensal para a compra do bem.
Todos os integrantes devem cumprir com suas obrigações até que todos os consorciados sejam contemplados, isto é, recebam a carta de crédito para a aquisição do bem.
A contemplação pode ocorrer de duas formas: sorteio ou lance.
No sorteio, em cada assembleia, os integrantes são sorteados para receber a carta de crédito. Essa é uma forma “aleatória” de contemplação, na qual todos os integrantes têm chances iguais.
No lance, os consorciados podem oferecer um valor adicional, que é uma quantia extra paga para aumentar as chances de serem contemplados.
O consorciado que oferecer o maior lance na assembleia é contemplado e pode utilizar a carta de crédito para adquirir o bem.
Mas, caso não seja contemplado, o integrante não precisa pagar esse valor adicional e pode utilizá-lo novamente em um outro lance.
No entanto, ao ser contemplado, você deve continuar pagando as parcelas mensais, até cumprir com o pagamento total ou até todos os integrantes serem contemplados.
Alguns consórcios de veículos permitem utilizar o FGTS para oferecer os lances, mas é preciso ficar atento às cláusulas do contrato.
Além disso, nesta modalidade de compra não é necessário comprovar a renda e as parcelas não são acrescidas de juros. Existe apenas uma taxa de administração do consórcio.
Por outro lado, não existe um prazo determinado para a aquisição do bem. O tempo de espera pode ser longo, dependendo do número de integrantes do seu grupo.
Mas, aqui, você possui mais flexibilidade para escolher o valor da carta de crédito e o prazo que melhor se adapta ao seu orçamento.
Como você viu, as duas modalidades de compras oferecem vantagens. Portanto, o que diferencia, na verdade, é o seu planejamento financeiro.
Se você precisa do bem imediatamente e consegue dar uma boa entrada, o financiamento é a melhor opção.
Mas, se você está fazendo planos para o futuro e consegue esperar para usufruir do bem, então o consórcio pode ser a opção mais vantajosa.
Além disso, é fundamental avaliar o valor total do veículo, seja financiado ou consórcio, e as parcelas, para não extrapolar seu orçamento.
Independentemente da sua escolha, o Sicoob está aqui para te ajudar!
No Sicoob Consórcio, você encontra as taxas mais atrativas e prazos de até 86 meses.
Ainda não é um cooperado do Sicoob? Clique aqui e abra sua conta pelo App Sicoob.