Sicoob Coopjus - Sicoob Coopjus
Sobre o Sicoob Coopjus
Somos a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Sicoob Coopjus Ltda, localizada no Estado de Minas Gerais.
Atendemos um seleto grupo de pessoas, oferecendo os mesmo produtos e serviços de um banco, mas com grandes diferenciais: atendimento personalizado e taxas competitivas.
No Sicoob Coopjus, você é mais que um cliente: você é um cooperado. Por isso, quanto mais se relaciona com a Cooperativa, mais impulsiona um negócio que é seu. E o melhor: ao invés de pagar os altos encargos cobrados pelos bancos, você participa dos resultados financeiros.
Por sermos uma instituição financeira sem fins lucrativos e alinhada à filosofia cooperativista, reinvestimos nossos recursos junto aos cooperados, contribuindo assim para o seu desenvolvimento econômico-social.
Em 28 de maio de 1988, 29 servidores do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) se reuniram para dar início a um sonho ousado e inovador: criar a primeira Cooperativa de Crédito dos servidores do TRT do Estado, proporcionando soluções financeiras para seus associados por meio da colaboração mútua e da participação coletiva.
Com o apoio do Tribunal e com cerca de 290 cruzados em caixa, o negócio começou.
A economia
Durante toda a década de 80, o Brasil passou por diversas oscilações monetárias e foi marcado por grandes impactos político-econômicos. O processo inflacionário crescia consideravelmente devido às pressões geradas pelo déficit público e tornou-se ainda mais acentuado diante das mudanças políticas. Com o fim da ditadura, as novas eleições presidenciais e a morte de Tancredo Neves, recém-eleito, antes de assumir o cargo, o período era conturbado e repleto de incertezas.
O mercado ia mal, os alimentos faltavam nas prateleiras, os preços estavam congelados e a inflação era altíssima, causando um enorme descontentamento na população. Foi assim que, no ano de 1986, o Brasil deu início a uma série de tentativas e planos de estabilização econômica, inclusive, com a alteração da moeda e implantação do cruzado (Cz$). Todas as tentativas fracassaram, e o receio de uma recessão maior agravava ainda mais a situação.
Os servidores endividados
Foi nesse cenário de incertezas que os servidores do TRT da 3ª Região se encontravam em meados de 1986. Com a crise no País e a grande necessidade de empréstimo fácil e rápido, surgiu no Tribunal uma grande quantidade de agiotas, oferecendo crédito em dinheiro com recursos próprios. No entanto, apesar do crédito fácil, os juros cobrados eram extorsivos e abusivos.
Observando que muitos servidores enfrentavam problemas financeiros por estarem envolvidos em dívidas com agiotas, afetando seu ganho mensal, frequência e produtividade no Tribunal, o Sr. Cassius Vinícius Bahia de Magalhães Drummond, na época Diretor Geral do TRT da 3ª região, incentivou a elaboração do projeto para a criação de uma cooperativa de crédito, com o objetivo de proporcionar crédito e moeda para seus associados, por meio da mutualidade e da economia sistemática. A ideia era manter um sistema de ajuda financeira, estruturado sobre os princípios da colaboração mútua e da participação coletiva, capaz de ajudar os servidores a livrarem-se dos agiotas.
Assim, incumbiu o então servidor, Erdman Ferreira da Cunha, a reunir pessoas que apoiassem a causa. Foi formado um grupo inicial para visitar outras cooperativas existentes e buscar, junto ao Banco Central do Brasil e à Federação de Cooperativas de Crédito Mútuo do Estado de Minas Gerais (Femicoop), quais eram os trâmites legais e o que era necessário ser providenciado para a criação de uma cooperativa.
Uma grande ideia que deu certo
Vinte e nove servidores se interessaram pelo projeto e assumiram o compromisso de fundar uma cooperativa que atendesse aos servidores do tribunal. Em 28 de maio de 1988, foi realizada a Assembleia de Constituição da Cooperativa. Na ocasião, cada sócio-fundador integralizou o valor de Cz$ 10,00 (dez cruzados), formando o capital inicial de Cz$ 290 (duzentos e noventa cruzados).
Nessa Assembleia, foram eleitos os Conselhos Administrativo e Fiscal, que eram norteados pelo Estatuto Social. Nasceu, assim, a CoopTRT. Instalada em uma sala cedida pelo tribunal no 7º andar do prédio da Rua Curitiba, nº 835. A CoopTRT – a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo do Pessoal Integrante do TRT da 3ª Região - foi criada para atender todos os que trabalhavam no órgão, inclusive os que ficavam no interior.
A Cooperativa
Com o objetivo de satisfazer necessidades e objetivos comuns por meio da prestação de serviços financeiros de natureza econômica, social e educativa, a CoopTRT cresceu.
A partir de 2006, além dos servidores do TRT, a Cooperativa passou a atender, também, aos servidores de outros órgãos. Hoje, 30 anos após sua fundação, ampliou sua gama de produtos e serviços e alterou seu nome para Sicoob Coopjus.
Atualmente, a Cooperativa passou a ser de livre admissão em Belo Horizonte. Isso significa que, além do público já atendido, ficou permitida a associação de qualquer membro da sociedade em Belo Horizonte, independentemente de ser pessoa física ou jurídica.
Hoje, o Sicoob Coopjus é uma das maiores e mais sólidas instituições do segmento no país.
A você que faz parte dessa história de sucesso, o nosso muito obrigado!
1988
-
Constituição da Cooperativa, inicialmente chamada de CoopTRT;
-
Instalação do Comitê de Crédito e do Comitê Educativo.
1990
-
Com a extinção do Banco Nacional de Crédito Cooperativo, a CoopTRT manteve o movimento financeiro na Caixa Econômica Federal.
1993
-
A Cooperativa comemora cinco anos e adquire sua primeira sede na rua São Paulo.
1994
-
A Cooperativa apoia a fundação da Cecremge.
1995
-
Aprovado o sistema de aplicação financeira RDC, a fim de possibilitar o atendimento ao crescente número de pedidos de investimentos.
1997
-
Lançamento da primeira edição do "Jornal da CoopTRT";
-
A Cooperativa apoia a criação do Bancoob.
2000
-
Aquisição da sede na Av. Augusto de Lima.
2001
-
A Cooperativa promove concurso para escolha de nova logo e cria seu website;
-
Mudança da sede da Rua São Paulo para a Av. Augusto de Lima;
-
Implementação do Programa de Educação Financeira, em parceria com o TRT.
2002
-
Criação de novas linhas de empréstimo para pagamento de IPTU, IPVA e material escolar;
-
Criação do acervo de livros com o tema Finanças Pessoais e Cooperativismo.
2004
-
2º Lugar no II Prêmio Redação Cooperativista do Futuro.
2005
-
A Cooperativa aprova seus primeiros funcionários no exame da Anbid: certificação profissional CPA-10;
-
Reforma da sede da Cooperativa para otimizar o espaço e oferecer um atendimento mais personalizado aos associados;
-
Elaboração do projeto de expansão da Cooperativa;
-
Criação do Poup-Coop (Poupança Programada).
2006
-
Expansão do quadro social da cooperativa: TRE, TRF, MPU e TCU;
-
O site da Cooperativa conquista o 1º lugar na categoria Melhor Site do VI Prêmio de Comunicação Cooperativista da Ocemg/Sescoop-MG.
2007
-
Expansão do quadro social: Superior Tribunal Militar;
-
Implantação do CoopjusNET - sistema de consultas pela internet.
2008
-
É promovido o concurso para a troca do nome CoopTRT. Vencedor: Coopjus - que propõe a nova área de abrangência da Cooperativa;
-
A Cooperativa comemora 20 anos e amplia sua sede com a compra de mais uma sala na Av. Augusto de Lima.
2009
-
É aumentado o prazo de aplicação em RDC para até trezentos dias (300 dias);
-
A Cooperativa adere ao projeto Dia C - Dia de Cooperar promovido pela Ocemg.
2010
-
Adoção do componente de ouvidoria único e implantação do manual de apoio à ouvidoria;
-
Adesão ao Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que garante aos cooperados ressarcimento valor de até R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).
-
2º Lugar no Prêmio Concred Verde 2010 – Categoria Melhor Cooperativa na Responsabilidade Social e 3º lugar na Categoria na Responsabilidade Ambiental.
2011
-
Adesão da Cooperativa à marca Sicoob e a definição do padrão de aplicação da mesma;
-
Alteração do nome da Cooperativa para Sicoob Coopjus.
2012
-
O jornal "Coopjus Notícias" passou a ser chamado de "Informacoop".
-
1º Lugar na Etapa Estadual e o 3º Lugar na Etapa Nacional do Prêmio Cooperativa do Ano 2012 no projeto Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
2013
-
Sicoob Coopjus adere as Redes Sociais para aprimorar seu relacionamento com os cooperados;
-
Criação do "Boletim CooperAtivo" - Informativo mensal online para a divulgação das notícias mais urgentes da Cooperativa;
-
Migração do módulo de empréstimo para o Sisbr;
-
Abertura das primeiras contas correntes;
-
Abertura do primeiro Posto de Atendimento, no TRT da Av. Getúlio Vargas;
-
Eleição do Conselho Fiscal em módulo 100% eletrônico;
-
Compra da nova sede da Cooperativa na Av. Getúlio Vargas (Edifício Unique).
2014
-
Implantação dos primeiros caixas eletrônicos nos prédios do TRT das avenidas Getúlio Vargas, Augusto de Lima e da Rua Goitacazes;
-
Início da comercialização de cartões de crédito, consórcio, previdência privada e poupança Sicoob;
-
Migração de 100% das informações para o Sisbr;
-
Sicoob Coopjus integra as Cooperativas que aderem ao Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito (FGCoop);
-
A Cooperativa passa atender em um novo espaço na Rua Gonçalves Dias, 89;
-
Alterada a razão social da Cooperativa para "Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário e das Instituições Jurídicas da União em Minas Gerais Ltda", podendo atender também a CGU;
-
É ampliado o prazo de suas aplicações de 300 para 365 dias;
-
A associação no Sicoob Coopjus foi estendida também aos familiares dos cooperados.
2015
-
Inauguração do Espaço Cooperativo no TRE – Av. Prudente de Morais, 320;
-
Implantação de caixas eletrônicos nos prédios do TRF e do TRE;
-
Inauguração do Posto de Atendimento Matriz do Sicoob Coopjus, na Av. Getúlio Vargas, 258.
2016
-
Implantação de caixa eletrônico no prédio nº 100 do TRE;
-
Implantação da Primeira votação eletrônica para eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal por qualquer dispositivo móvel.
-
3º Lugar no Prêmio Concred Verde, categoria Economia Funcional - Programa de Educação Financeira e Consumo Consciente - Estratégias Desenvolvidas pelo Sicoob Coopjus.
2017
-
Inauguração da Sede Administrativa do Sicoob Coopjus - Av. Getúlio Vargas, 258 - 6° andar.
2018
-
Inauguração do Espaço Cooperativo da Justiça Federal;
-
Mudança de local do Posto de Atendimento e Unidade Administrativa do Barro Preto - Av. Augusto de Lima, 1126 - 10° andar.
2019
-
Criação do PA e Conta Digital - É uma alternativa para realizar movimentações e operações financeiras por canais remotos, sem a necessidade de deslocar-se a uma unidade física da Cooperativa. O PA conta ainda com atendimento Omnichannel por meio de telefone, WhatsApp, redes sociais e Chatbot (Assistente Virtual Alice), onde é possível receber atendimento de qualquer lugar do Brasil e do mundo de forma ágil.
-
Expansão do quadro social - Somos a Cooperativa de Crédito dos Integrantes dos Órgãos e Entidades do Poder Judiciário, das Funções Essenciais à Justiça, do Poder Executivo e do Poder Legislativo, todos da União, bem como da Administração Pública Federal direta, indireta e fundacional localizadas no Estado de Minas Gerais.
2021
-
Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021-2022, categoria prata - Primeiros Passos para a Excelência.
-
Lançamento de novos produtos - Cartões Mastercard Black.
2022
-
Expansão do quadro social - Abertura estatutária para livre admissão. Além dos públicos já atendidos, passamos a permitir a associação de qualquer membro da sociedade residente em Belo Horizonte.
-
Lançamento de novos produtos: Financiamento de Veículos.
2023
-
Ampliação do número de cooperados - Atingimos a marca de 5000 associados, reafirmando nossa relevância no mercado financeiro.
-
Lançamento de novos produtos - Cartões Merit e Infinite. Antecipação de Recebíveis. Financiamento Energia Fotovoltaica.
-
Criação do núcleo especializado para atendimento de pessoa jurídica.
2024
-
Disponibilização de linhas de crédito com Garantia Real de Imóveis para Pessoa Física e Jurídica.
-
Expansão do quadro social: OAB / CAA - MG.
2004
2º Lugar no II Prêmio Redação Cooperativista do Futuro.
2006
1º Lugar no Prêmio Comunicação Cooperativista – Categoria Site.
2010
2º Lugar no Prêmio Concred Verde 2010 – Categoria Melhor Cooperativa na Responsabilidade Social e 3º lugar na Categoria na Responsabilidade Ambiental.
2012
1º Lugar na Etapa Estadual e o 3º Lugar na Etapa Nacional do Prêmio Cooperativa do Ano 2012 no projeto Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
2016
3º Lugar no Prêmio Concred Verde, categoria Economia Funcional - Programa de Educação Financeira e Consumo Consciente - Estratégias Desenvolvidas pelo Sicoob Coopjus.
2019
1° lugar na Campanha Nacional de Vendas do Sicoob (CNV), Categoria Cartões.
2020
1° lugar na Campanha Nacional de Vendas do Sicoob (CNV), Categoria Cartões.
2021
Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021-2022, categoria prata - Primeiros Passos para a Excelência;
2022
Certificação GPTW (Great Place to Work) Jan/2022 – Jan/2023 (reconhecimento como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar a nível Brasil).
Selo Instituto Sicoob em reconhecimento as iniciativas, com impacto social, realizadas pelo Sicoob Coopjus, no desenvolvimento sustentável das comunidades e na difusão da cultura cooperativista por meio do projeto “Gincana Cooperativista: Fazer o bem, faz bem”.
2023
1° lugar na Campanha Nacional de Vendas do Sicoob (CNV), Categoria Conjunto da Obra PA Digital (atração e fidelização de cooperados digitais 1º trimestre 2023).
2° lugar na Campanha Nacional de Vendas do Sicoob (CNV), Categoria Conjunto da Obra PA Digital (atração e fidelização de cooperados digitais 2º trimestre 2023).
1° lugar na Campanha Regional de Performance da Cecremge, Categoria PA Digital.
Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2024-2025, categoria Ouro - Primeiros Passos para a Excelência.
2024
Certificação GPTW (Great Place to Work) Jan/2024 - Jan/2025 (reconhecimento como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar a nível Brasil).
1° lugar Regional na Campanha de Investimento Social (CNIS) da Cecremge, categoria "Educação Financeira” (Grupo 2: Cooperativas com 5.001 até 12.000 cooperados)
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – MANDATO 2024 - 2028
- Áurea Maria Parreira (TRT 3ª Região - Aposentada)-Presidente do Conselho de Administração
- Antônio Cláudio dos Santos Rosa (TRT 3ª Região)–Vice-presidente do Conselho de Administração
- Leonardo Henrique Maciel Barbosa (Advogado)
- Lourdes Maria Azzi Júdice (TRE -MG-Aposentada)
- Juliano Andrade Maria (TRT 3ª Região)
- Frederico Gomes Jabbur (TRE MG)
- Márcio David Carvalho (TRF 1ª Região-Aposentado)
- Ronaldo Alves da Silva (TRT 3ª Região-Aposentado)
- Sérvio Túlio de Freitas Vanucci (TRT 3ª Região-Aposentado)
DIRETORIA EXECUTIVA – MANDATO 2024 - 2026
- Regina Teixeira Miranda Dinelli (TRT 3ª Região)-Diretora-Presidente
- Suzan Kátia Junqueira - Diretora Administrativa
- Fernanda de Oliveira Gonçalves Freitas-Diretora Financeira
CONSELHO FISCAL – MANDATO 2022 - 2025
Membros Efetivos
- Cláudia Maria Diniz Couto (TRE MG)
- Hebe-Del Kader Batista Bicalho (TRF 6ª Região)
- José Milton dos Santos (TRT 3ª Região)
Membros Suplentes
- Ariane Miranda Rabelo Nésio (TRT 3ª Região-Aposentada)
- Irene Miguel Inocência (TRT 3ª Região-Aposentada)
Atualizado em: 17/06/2024